Eleições para conselheiros tutelares acontecem em todo o Brasil

Imperatrizenses vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do município. A eleição é facultativa, mas é uma oportunidade de participar diretamente da escolha dos representantes que protegem os direitos das crianças e dos adolescentes.

Em Imperatriz, a eleição será realizada de forma eletrônica, com o apoio da Justiça Eleitoral. Serão 38 locais de votação, distribuídos em escolas da zona rural e urbana. Vinte e nove candidatos disputam 10 vagas de titulares e 10 de suplentes para o Conselho Tutelar do município.

Para votar, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Cada eleitor pode votar em apenas um candidato. O horário de votação é das 8h às 17h. O resultado será divulgado após a apuração dos votos, que será feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A prefeitura de Imperatriz garantiu ônibus gratuito para que a população possa participar desse processo de eleição. Dona Carmitinha, de 85 anos, foi às urnas para exercer a cidadania. “É muito importante votar para escolher os conselheiros tutelares, que são responsáveis por proteger as crianças e os adolescentes”, disse.


A Polícia Militar deu apoio e garantiu toda a segurança no local de votação.

A escola Fernanda Branco de Oliveira, no habitar Brasil, localizado no grande vitória, as margens da BR 010, foi um dos locais de votação. O presidente da mesa, dois mesários e um fiscal garantiram que o processo seguisse todas as diretrizes repassadas aos voluntários que prestaram serviço nestes processo eleitoral da escolha dos novos conselheiros tutelares.

Em todo o Brasil, o TRE apoiou a realização das eleições para conselheiros tutelares. Cada Colégio e local de votação era composto por um presidente, dois mesários e um fiscal que seguiram todas as normativas passadas durante a semana pelo TRE para que o processo eleitoral fosse muito próximo das eleições no uso das urnas eletrônicas. Isso porque houve um treinamento específico para que os voluntários estivessem preparados para essa primeira vez que a urna eletrônica é usada nesse processo de escolha dos conselheiros tutelares.

O secretário de Desenvolvimento Social de Imperatriz, Dorielton Xavier, destacou a importância de votar nas eleições para conselheiro tutelar para o fortalecimento da democracia. “O voto permite a participação direta na escolha dos representantes que protegem crianças e adolescentes na comunidade, fortalecendo a democracia local. Ao eleger conselheiros comprometidos, a comunidade compartilha a responsabilidade de garantir os direitos desses grupos”, disse.


A Polícia Militar do Maranhão, por meio do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) e do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), também deu apoio e garantiu que houvesse segurança no processo eleitoral para conselheiros tutelares em todo o estado.

Postar um comentário

Davinopolis

Tecnologia do Blogger.