O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) atendeu ao pedido da deputada federal Lucyana Genésio (PDT-MA) e autorizou o envio das Forças Federais de segurança ao município de Pinheiro para o primeiro turno das eleições de 2024.
A decisão foi tomada em 24 de setembro, após a deputada encaminhar um ofício ao presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, destacando o aumento de casos de violência política na região da baixada maranhense.
No documento, Lucyana Genésio expressou preocupação com o clima de tensão, citando episódios recorrentes de perseguições e até agressões físicas que, segundo ela, colocam em risco o processo democrático na região.
"Infelizmente, alguns agentes políticos se utilizam de artimanhas, como a violência, para tentar manipular o resultado das eleições e interferir no livre processo democrático", afirmou a deputada.
A parlamentar reitera seu repúdio a qualquer tipo de violência, sobretudo a de motivação política, e defende um pleito eleitoral pacífico e democrático, com segurança reforçada para garantir o direito ao voto livre de qualquer tipo de intimidação ou coação.
Além de Pinheiro, outras 50 cidades maranhenses também contarão com o reforço das Forças Federais durante as eleições. Entre elas, estão:
- Afonso Cunha
- Altamira do Maranhão
- Amarante do Maranhão
- Araguanã
- Araioses
- Arame
- Bacabal
- Bacuri
- Balsas
- Barra do Corda
- Bela Vista do Maranhão
- Benedito Leite
- Bequimão
- Bom Jardim
- Buriti Bravo
- Buriticupu
- Cachoeira Grande
- Cândido Mendes
- Cantanhede
- Centro Novo do Maranhão
- Chapadinha
- Cururupu
- Dom Pedro
- Fernando Falcão
- Formosa da Serra Negra
- Godofredo Viana
- Governador Nunes Freire
- Grajaú
- Humberto de Campos
- Itaipava do Grajaú
- Itapecuru-Mirim
- Jenipapo dos Vieiras
- Joselândia
- Maranhãozinho
- Mata Roma
- Matões
- Nova Olinda do Maranhão
- Presidente Sarney
- Presidente Vargas
- Santa Luzia
- Santa Quitéria do Maranhão
- São Domingos do Maranhão
- São João Batista
- São Mateus do Maranhão
- Serrano do Maranhão
- Tuntum
- Turiaçu
- Viana
- Vitorino Freire
A medida visa garantir que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila, prevenindo qualquer tentativa de perturbação da ordem pública durante o pleito.
Fonte: Stéfane Rodrigues, assessora parlamentar.
%2017.37.35_ecb8288d.jpg)
Postar um comentário