A Prefeitura de Imperatriz, no Maranhão, apresentou nesta semana o protocolo de segurança da rede municipal de ensino, demonstrando estar atenta às necessidades da comunidade.

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene e contou com a participação da intérprete de Libras, garantindo a acessibilidade da informação para todos.

Entre as medidas apresentadas no protocolo, estão a implantação de 150 monitores escolares que já estão passando por capacitação em áreas como Relação Interpessoal, Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, todos eles equipados com instrumentos não letais, detectores de metais, tonfas e identificação adequada.

O prefeito Assis Ramos apresentou pessoalmente as medidas do protocolo de segurança, destacando a utilização do vídeo monitoramento e o agendamento prévio de entrada para pais, responsáveis e visitantes. Além disso, a implantação da ronda motorizada, como força auxiliar na segurança pública, foi outra medida ressaltada.

Os pais receberam uma cartilha com as diretrizes do protocolo e palestras serão realizadas nas escolas. O prefeito destacou que, antes de assumir o cargo, já tinha o hábito de visitar as escolas com palestras de combate às drogas e ressaltou o combate às fake news no ambiente escolar.

Durante a apresentação, foi mencionado o Programa Escola Segura, promovido pela Polícia Militar do Maranhão. Josenildo Ferreira, comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, também adotou medidas preventivas para reforçar a segurança nas escolas municipais da cidade.

Durante a coletiva de imprensa, foi disponibilizado um momento para que profissionais da imprensa e blogueiros pudessem realizar perguntas e tirar dúvidas sobre o protocolo de segurança apresentado pela Prefeitura de Imperatriz para a rede municipal de ensino.

Durante a coletiva de imprensa, a equipe do portal Folha Maranhão fez uma pergunta relevante sobre a possibilidade de outros municípios e escolas privadas adotarem as medidas de segurança apresentadas.

O prefeito respondeu que sempre compartilha projetos e propostas desenvolvidas em Imperatriz como presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina e Sul-Amirts, colocando-se à disposição dos prefeitos das cidades vizinhas e dos associados da Amirts. Além disso, ele destacou que as escolas privadas também podem adotar as medidas, devendo procurar a secretaria de educação do município e falar com o secretário responsável pela pasta, José Antônio Pereira.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Sousa, destacou a importância das medidas e pediu a adaptação de um telefone de disque-denúncia. O prefeito finalizou lembrando do período da pandemia e ressaltando a importância da educação como uma das prioridades da gestão. As medidas serão entregues oficialmente nas escolas em forma de cartilha para toda a comunidade escolar.

Texto: Ivan Filho

Postar um comentário

Davinopolis

Tecnologia do Blogger.