Região Tocantina do Maranhão em Alerta Vermelho: Ocorrências de Incêndio se Multiplicam e Ameaçam a Biodiversidade Urbana.🌆🔥

📸🔥 Alerta Vermelho contra Incêndios!  (Fotos: Ivan Filho)

Nesta quinta-feira, dia 17, um preocupante aumento de ocorrências de incêndio em áreas urbanas na Região Tocantina do centro-oeste do estado do Maranhão tem deixado cidades como Imperatriz, Senador La Rocque e Davinópolis envoltas em fumaça proveniente das queimadas limítrofes, especialmente na região sudoeste de Senador La Rocque.

No entanto, o cenário é ainda mais alarmante: recentemente, um incêndio tomou conta das margens da BR-010, causando sérios problemas de visibilidade para motoristas devido à densa fumaça. A situação não é única, visto que, somente nesta quarta-feira (16), foram registradas pelo menos três ocorrências de incêndios em vegetação nas cidades de Imperatriz e Davinópolis. A disseminação das chamas e a fumaça espessa também aumentaram o risco de acidentes de trânsito, tornando as estradas perigosas para todos.

A luta pela preservação de nossas áreas urbanas e biodiversidade continua! 🔥(Fotos 3BBM)

O combate a esses incêndios tem sido dificultado devido à simultaneidade das ocorrências, exigindo o deslocamento de equipes. A origem exata dos incêndios permanece um mistério, porém, uma hipótese comum é a prática de queimadas para limpeza de terrenos, agravada pela secura da vegetação e pelas altas temperaturas dessa época do ano. O descuido com coisas simples, como uma ponta de cigarro, pode resultar em incêndios de grandes proporções.

Com o intuito de promover conscientização, prevenção e controle de queimadas e incêndios florestais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou a 4ª etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas na manhã desta quinta-feira (17), na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Imperatriz. O evento contou também com a colaboração da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul).

O Maranhão enfrenta uma situação crítica, sendo o segundo estado com maior número de queimadas. Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão revelam que, somente de janeiro a julho deste ano, já foram combatidos 476 incêndios florestais ou em vegetação em todo o estado.

Pedro Chagas, secretário de Estado do Meio Ambiente, destacou a importância de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade desse problema. Para ele, a conscientização e a educação são os melhores caminhos para reduzir os focos de incêndio e proteger as florestas e a fauna do estado.

Rosa Arruda, secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, enalteceu o impacto positivo do evento para a cidade, fortalecendo os órgãos municipais e estaduais no que diz respeito à conscientização sobre o uso controlado do fogo.

No evento, estiveram presentes representantes da Equatorial, que doaram equipamentos de combate para as brigadas, o Corpo de Bombeiros, além de autoridades e líderes de Imperatriz e região. O coronel do Corpo de Bombeiros, Magno Coelho, ressaltou a prevenção como a melhor estratégia para combater as queimadas, enfatizando a necessidade de uma abordagem conjunta entre os órgãos estaduais.

Importante salientar que o Decreto do Governo do Estado de n° 38.403, em vigor até 30 de novembro, proíbe o uso de fogo para limpeza de áreas agrícolas e similares, visando conter ocorrências de incêndios e queimadas no Maranhão. Porém, para garantir resultados eficazes, é crucial um reforço na fiscalização.



Postar um comentário

Davinopolis

Tecnologia do Blogger.